Eslovênia, povo de cultura milenar, assentado em área geográfica de grande importância estratégica há milênios, passagem obrigatória desde os tempos do Império Romano, quando a atual Ljubljana era uma base militar e se chamava Emona, era a passagem para Atenas e, analogamente, durante o Império Bizantino, passagem para Constantinopla, sua capital durante 11 séculos e até hoje, renomeada Istambul, cidade turca.

Um povo cercado por povos muito mais numerosos e poderosos, Lombardos ao sul, Húngaros a oeste e ao norte Germanos, que nos dominaram por nove séculos, termos com tudo isso, conservado a nossa identidade étnica e cultural, segundo estudo realizado pela Universidade de Goettingen, é um fenômeno que não tem explicação lógica.

Neste evento iremos explorar a história da Eslovênia de suas origens e evolução ao longo dos principais eventos.

Participantes

Martin Crnugelj
Martin CrnugeljApresentação
Eng. Eletricista pela Escola Politécnica da USP (1960). Exerceu as suas atividades profissionais na General Electric no desenvolvimento de receptores de rádio, TV e equipamentos de áudio (58 a 62); Gerente de Engenharia de Aplicação da OSRAM (65 a 70); Gerente Geral na Siemens do Departamento de Luminotécnica e instalações Prediais e posteriormente no Departamento de Alta Tensão; Diretor da Unidade de Transformadores de Potência que reestruturou para torna-la um exportador mundial de sucesso (70-99).

Paralelamente, foi Prof. Titular da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (68 a 98). De 2002 a 2008 dirigiu o Comitê Brasileiro de Eletricidade (COBEI) e foi Superintendente do ABNT CB 03, membro do Conselho da ABNT e Secretario do Comitê Brasileiro de Eletricidade junto a IEC-International Electrotechnical Commission.

Nasceu na Eslovênia , cidade de Metlika. Cursou o ensino primário na Eslovênia, o secundário na Áustria e superior no Brasil. Chegou ao Brasil em 1948.

Martin Crnugelj têm sido, desde 2017, eleito por unanimidade presidente da UEB. Um dos grandes impulsionadores das causas eslovenas no Brasil, muito contribuindo para o desenvolvimento de nossa comunidade bem como pela disseminação de nossas tradições e costumes.

Grande contribuidor, provendo suporte e doações para ações na UEB e causas beneficentes. 

Aparecida Angélica Zoqui Paulovic Sabadini
Aparecida Angélica Zoqui Paulovic SabadiniModerador
Nasceu em Cafelândia, estado de São Paulo. Bibliotecária, formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP.
É chefe técnica da Biblioteca do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Sua produção envolve a autoria de livros e capítulos, artigos e manuais nas áreas de publicações científicas e memória institucional.
Ministra aulas e cursos sobre o artigo científico.
Suas raízes eslovenos estão em seus avós paternos Francisco Paulovic e Antonia Penko, nascidos no vilarejo Palčje, região de Pivka. Em 1923, seus avós imigraram para o Brasil e residiram por mais de 50 anos em Cafelândia, SP.
Paulovic foi um importante artista e deixou um grande legado ao povo brasileiro. Pintou e decorou 13 igrejas, além de produzir diversas telas, esculturas e entalhes em madeira. Em sua terra natal foi cantor e ator. Ainda na Europa lutou na Primeira Guerra Mundial.