Os últimos dias de março de 2021 marcam o 31º aniversário desde que a então Assembleia da República da Eslovênia adotou a Lei do Hino Nacional. A sétima estrofe de Zdravljica (A Toast), de France Prešeren, ao som de uma música de mesmo nome composta por Stanko Premrl, tornou-se o hino nacional esloveno. A jornada para a decisão final foi longa. Segundo o historiador Božo Repe, Zdravljica é um dos poucos hinos não militantes.

Ilustração: France Prešeren brinda às pessoas.
Um brinde a todas as nações. | Autor Damijan Stepančič

Até o momento, o povo esloveno viveu em quatro grandes formações supranacionais: o Sacro Império Romano da Nação Alemã (ou Império Alemão para abreviar), o Império Austro-Húngaro, a Iugoslávia e agora a União Européia. Em cada um desses períodos, tínhamos um hino diferente. Mas, apenas em 1990, recebemos nosso próprio hino oficial esloveno, Zdravljica.

O brinde de Prešeren é em essência um brinde e um dos poucos hinos não militantes que foram influenciados pelas ideias da Revolução Francesa e da libertação e combinaram a ideia nacional com o internacionalismo. O hino esloveno rejeita guerras e disputas e enfatiza os laços e a amizade entre as nações.

Embora o poema tenha sido escrito já em 1844, provou-se que é tópico repetidas vezes. Particularmente na crise atual, quando o humanismo é novamente testado, tanto em nível nacional quanto internacional.

O brinde se destaca entre os hinos europeus, de forma positiva. Sua mensagem transcende o nacionalismo e, em particular na última estrofe (a bênção de Deus sobre todas as nações), o poema atinge o ponto culminante no louvor dos valores da paz, tolerância e cooperação entre as nações.

O fac-símile do brinde.
O brinde foi premiado com o Selo do Patrimônio Europeu. | Arquivo UKOM do autor

Zdravljica, um poema escrito na década de 1840 pelo esloveno France Prešeren para celebrar a paz, a liberdade e a fraternidade, recebeu o Selo do Patrimônio Europeu. A Comissão Europeia conferiu a honra em março de 2020 a dez peças de património que testemunham sobre os ideais, valores, história e integração europeus.
Artigo Original (Inglês)